alimentos dispostos num terço de um prato

6 alimentos para quebrar o jejum intermitente

5 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Como quebrar o jejum?
  2. 2. Proteínas Magras
  3. 3. Fruta
  4. 4. O que deve evitar?
  5. 5. Como planear?

A prática do jejum, seja por motivos religiosos ou para emagrecer, implica ficar várias horas sem comer. No jejum intermitente, dependendo do método escolhido, esses períodos podem ir de 12 a 24 horas seguidas de jejum ou restrição calórica. O objetivo é incentivar o organismo a usar as reservas de gordura para obter a energia necessária ao seu funcionamento, levando à perda de peso.

Após as horas de jejum, o nosso corpo precisa de ingerir alimentos para repor os níveis de energia, mas nem todos são igualmente benéficos. O que comer depois do jejum é, por isso, tão importante quanto o próprio jejum.

Conheça, neste artigo, quais os alimentos que deve ingerir nessa fase, bem como o que é permitido comer e beber durante o jejum sem comprometer os seus efeitos.


A importância da alimentação após o jejum

O período após o jejum é crucial para alimentar o corpo com os nutrientes necessários, bem como restaurar os níveis de energia e evitar picos ou quedas abruptas dos níveis de açúcar no sangue.

Optar por alimentos ricos em nutrientes e de fácil digestão é fundamental para garantir uma transição saudável e satisfatória do jejum para a alimentação.


Dicas para quebrar o jejum

O jejum intermitente deve ser interrompido de forma gradual. Eis algumas dicas importantes a considerar:

  • Antes de começar a comer, beba água ou chás;
  • Faça refeições pequenas ao longo do dia, para evitar excessos e manter níveis de energia estáveis;
  • Mastigue bem os alimentos, para favorecer a digestão e a absorção de nutrientes;
  • Coma lentamente, para ajudar o corpo a regular a quantidade de alimentos necessários.

homem a fatiar uma maçã

6 tipos de alimentos benéficos para quem faz jejum intermitente

Para otimizar os benefícios do jejum intermitente, é essencial optar por alimentos ricos em nutrientes, equilibrados em proteínas, fibras e gorduras saudáveis.

No entanto, cada pessoa deve ajustar a sua dieta conforme as suas necessidades individuais. Aconselhe-se sempre com o seu médico.


1. Proteínas magras

Inclua fontes de proteína magra, como peito de frango, peixe, ovos e leguminosas. A proteína ajuda a saciar a fome e contribui para a manutenção da massa muscular.


2. Legumes e vegetais

Os vegetais de folhas verdes, brócolos, repolho, beterrabas, cenouras e outros legumes são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais.


3. Grãos integrais

Opções como arroz integral, quinoa e aveia fornecem hidratos de carbono complexos que libertam energia de forma gradual, evitando picos de açúcar no sangue.


4. Gorduras saudáveis

O abacate, nozes, sementes de chia e azeite, por exemplo, são alimentos ricos em gorduras saudáveis. Estas gorduras são uma ajuda importante para a saciedade e para a saúde cardiovascular.


5. Fruta

Para conseguir vitaminas e fibras, opte por fruta fresca e de baixo índice glicémico, nomeadamente maçãs, peras, mirtilos e citrinos, entre outras.


6. Alimentos fermentados

Os alimentos fermentados, como iogurte, kefir ou chucrute, entre outros, são uma fonte natural de probióticos e podem ajudar a melhorar a sua digestão.


O que deve evitar depois do jejum

Após jejuar, evite alimentos ultraprocessados, como refeições pré-confecionadas, refrigerantes e batatas fritas, pois, normalmente, são ricos em açúcar, gorduras trans e aditivos artificiais.

Minimize, igualmente, o consumo de açúcares adicionados, bem como a ingestão de alimentos fritos e excessivamente gordurosos, que podem ser difíceis de digerir depois do jejum. Além disso, evite fazer refeições grandes e pesadas imediatamente após jejuar.

Lembre-se que comer demais e optar por alimentos pouco saudáveis pode colocar em causa todos os benefícios do jejum intermitente.


mulher a beber chá

O que pode comer ou beber durante o jejum

Jejuar significa privar-se de comer. No entanto, há alguns alimentos e bebidas que pode consumir, mesmo nas horas de jejum, sem perder os benefícios deste método.

Durante o jejum, acontece a cetose, um processo natural em que o corpo, na falta de glicose, utiliza a gordura armazenada para produzir energia. Este processo pode ajudar na perda de peso. Alguns especialistas defendem, contudo, que mesmo no período de jejum, se o consumo de hidratos de carbono estiver abaixo dos 50 gramas diários, a cetose mantém-se.

Assim, durante o jejum, é possível consumir:

  • Água com ou sem gás, pois garante a hidratação sem ingestão de calorias e ajuda a controlar o apetite;
  • Chá e café, desde que não adicione açúcar ou leite;
  • Vinagre de sidra, 5 a 10 mililitros diluídos em água vai ajudar a hidratar-se e a minimizar "desejos" por comida;
  • Algumas gorduras saudáveis, como abacate, azeitonas, azeite ou nozes, entre outras. Tecnicamente, estes alimentos quebram o jejum, mas se ingeridos em pouca quantidade, mantêm a citose;
  • Caldo de ossos, para ajudar a repor os eletrólitos perdidos. Neste caso, tal como na opção anterior, o jejum é também interrompido, mas a cetose permanece.

Quanto aos suplementos de vitaminas e minerais, se tiverem calorias, vão interromper o jejum. Pode deixá-los para os períodos de alimentação. Contudo, deve aconselhar-se previamente com o seu médico se deve ou não tomar suplementação.


Como planear um menu para jejum intermitente de 16 horas

O primeiro passo é escolher o horário, sendo que estará 16 horas sem comer e, depois, terá uma janela de 8 horas para fazer refeições. Por exemplo, se a última refeição for às 20h00, só vai voltar a ingerir alimentos entre as 12h00 e as 20h00 do dia seguinte.

Assim, até às 12h00 do dia seguinte, pode beber qualquer quantidade de água, chá ou café, sem adição de açúcar ou leite.

Depois das 12h00, pode interromper o jejum com um iogurte ou um kefir. O almoço e jantar devem ser equilibrados e, entre estas duas refeições, pode ainda fazer pequenos lanches com fruta, por exemplo.

Esta sugestão é apenas um exemplo de como pode ser feito um menu para jejum intermitente. Para obter melhores resultados, é fundamental ser avaliado por um nutricionista, a fim de ser elaborado um plano alimentar adequado às necessidades do seu organismo.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

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NOME DO PRODUTO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
Plano de Saúde
Platinium
MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA.
NIF 513 361 715
Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.
NIF 514 364 190
Plano Automóvel
Medicare Auto
Plano Alimentar
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2. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS DIRETAMENTE OS SEUS DADOS PESSOAIS?

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3. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS INDIRETAMENTE (ATRAVÉS DOS NOSSOS PARCEIROS) OS SEUS DADOS PESSOAIS?

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4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09