medidor de tensão disposto junto a frutos diversos

Sabor e bem-estar: estes alimentos ajudam a baixar a tensão

5 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Riscos da Hipertensão
  2. 2. Alimentos que ajudam a prevenir

A hipertensão arterial é uma preocupação crescente que afeta muitas pessoas. De acordo com dados de 2015 do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, 36% da população portuguesa tinha este problema.

Embora a tensão alta possa ter uma origem desconhecida ou hereditária, por exemplo, a adoção de alguns cuidados, nomeadamente alimentares, pode contribuir para prevenir ou reduzir a sua gravidade.

Neste artigo, pode ficar a conhecer alguns alimentos que podem ajudar a baixar a tensão e a melhorar a qualidade de vida.


homem com dor no peito

Riscos e consequências da hipertensão arterial

A tensão arterial alta exerce uma pressão extra nos vasos sanguíneos, coração e outros órgãos, como cérebro, rins e olhos. Quando não tratada ou controlada, pode aumentar o risco de morte ou desenvolvimento de determinadas condições de saúde, tais como:

Além de deixar de fumar, restringir o consumo de sal, praticar exercício físico regularmente, controlar o peso e limitar a ingestão de álcool, uma das medidas mais simples para prevenir ou controlar a hipertensão é a escolha de alimentos saudáveis.


conjunto de alimentos bons para baixar a tensão

Descubra 17 alimentos para baixar a tensão

Há muito que a ciência tem destacado a relação entre a alimentação e a pressão arterial, nomeadamente o modo como determinados alimentos podem contribuir para baixar a tensão.

No que diz respeito a regimes alimentares, a dieta mediterrânica partilha vários princípios com o reconhecido plano alimentar DASH - Dietary Approaches to Stop Hypertension, que pode ser traduzido para abordagem alimentar contra a hipertensão.

Ambas as dietas enfatizam o consumo de alimentos frescos e naturais, redução do sal, inclusão de frutos, vegetais, grãos integrais, frutos secos, sementes, proteínas magras e gorduras saudáveis. Além de baixarem a tensão alta, são também úteis para o controlo do peso e melhoria dos níveis de colesterol. No entanto, a orientação de um profissional de saúde é fundamental para adaptar estas indicações às necessidades individuais.

Conheça, a seguir, alguns alimentos que podem ajudar a baixar a tensão.


1. Banana

A banana é uma fonte natural de potássio, um mineral essencial para o equilíbrio hídrico no organismo. A ingestão adequada de potássio está associada à redução da tensão arterial, uma vez que auxilia na eliminação do excesso de sódio pelo corpo, contribuindo para a dilatação dos vasos sanguíneos.

Mas além da banana, há muitos outros alimentos ricos em potássio, tais como as ameixas, as lentilhas ou a abóbora.

Fica, no entanto, o alerta para consultar um médico antes de aumentar a ingestão de potássio se sofrer de doença renal.


2. Salmão

O salmão e outros peixes gordos, como a sardinha, a cavala e o atum, por exemplo, são conhecidos pelos seus efeitos benéficos para a saúde cardiovascular. Os ácidos gordos ómega-3 presentes nestes peixes têm propriedades anti-inflamatórias e podem contribuir para a redução da hipertensão.


3. Ovos

Os ovos, além de um alimento bastante rico em nutrientes, também podem integrar um regime alimentar equilibrado para controlar a hipertensão. São uma boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais, incluindo potássio, magnésio e selénio.


4. Iogurte

O iogurte é rico em nutrientes e minerais que ajudam a controlar a tensão arterial, nomeadamente potássio e cálcio.

Além do iogurte, outros produtos lácteos com baixo teor de gordura, como o leite e o queijo, adicionados a combinações de frutos ou cereais, também têm sido associados a uma maior diminuição da pressão arterial.

homem a descascar alhos

5. Alho

O alho não é apenas um ingrediente para dar sabor aos alimentos na culinária. Também tem propriedades que beneficiam a saúde cardiovascular. O alho pode ajudar a baixar a tensão arterial através da promoção da vasodilatação e da redução da resistência vascular.


6. Frutos secos e sementes

O consumo de nozes e de outros frutos secos, bem como de sementes, pode ser vantajoso para controlar a hipertensão.

As sementes de abóbora, linhaça e chia, por exemplo, fornecem gorduras insaturadas saudáveis, proteínas, vitaminas e minerais, incluindo fibras e arginina. A arginina é um aminoácido necessário para produzir óxido nítrico, um composto essencial para o relaxamento dos vasos sanguíneos e redução da tensão arterial. Além disso, o consumo regular destes alimentos está associado a níveis mais baixos de colesterol LDL (mau) e colesterol total no sangue.


7. Tomate

O tomate, e produtos à base de tomate, contém, além de outros nutrientes, potássio e licopeno. Este último tem sido associado à saúde do coração e à diminuição dos fatores de risco de doenças cardíacas, como a hipertensão.


8. Morangos

Os morangos, tal como os outros frutos vermelhos, especialmente os mirtilos, são uma fonte rica em antioxidantes, como as antocianinas, um tipo de flavonoide que pode ajudar a controlar a hipertensão.


9. Kiwi

O kiwi, além de ser excecionalmente rico em vitamina C, contém outros nutrientes bons para regular a tensão arterial, como fibras, potássio e magnésio. Tem ainda presentes antioxidantes que ajudam a diminuir os fatores de risco de doenças cardíacas.


10. Citrinos

Os citrinos, como laranjas, toranjas ou limões, são ricos em vitaminas, minerais e têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ajudar a manter o coração saudável, reduzindo os fatores de risco para doenças cardíacas, como a tensão alta.

No entanto, é importante falar com o médico sobre o consumo de frutos cítricos, porque podem interferir com medicamentos para baixar a tensão arterial.


11. Ervas e especiarias

As ervas e as especiarias, além de serem ótimos substitutos do sal, também podem ajudar a baixar a tensão.

Algumas dessas ervas e especiarias incluem coentros, açafrão, tomilho, pimenta-preta, orégãos, cominhos, ginseng, canela, cardamomo e manjericão.


12. Feijão

O feijão e as outras leguminosas são ricos em nutrientes que ajudam a regular a tensão arterial, como magnésio e potássio.


13. Aveia

A aveia é rica em fibras e há pesquisas que indicam que dietas ricas em fibras podem diminuir a probabilidade de hipertensão. Além da aveia, também poderá consumir outros grãos, como a quinoa ou o arroz integral.

mulher a temperar salada com azeite

14. Azeite

O azeite tem vários benefícios para a saúde, onde se incluem a redução da tensão arterial e de outros fatores de risco para as doenças cardíacas.

Os nutrientes e compostos vegetais do azeite, como o ácido oleico gordo ómega-9 e os polifenóis antioxidantes, são vantajosos para uma dieta que visa controlar a hipertensão.


15. Espinafres

O espinafre, assim como outros vegetais de folhas verdes, é uma excelente fonte de nutrientes essenciais, incluindo magnésio, potássio e fibras. Estes nutrientes desempenham um papel crucial no equilíbrio da tensão arterial e na saúde do sistema cardiovascular.


16. Peito de frango

A par das pernas, o peito é um dos cortes mais magros do frango. Qualquer carne magra fornece proteínas e nutrientes de alta qualidade para o controlo da hipertensão, pelo que o consumo de peito de frango é uma boa opção.


17. Chocolate preto

O cacau, ingrediente do chocolate amargo, é rico em antioxidantes, como polifenóis, flavonoides e catequinas, que podem ajudar a combater os danos dos radicais livres no corpo e reduzir a tensão arterial, aumentar o colesterol bom (HDL), bem como melhorar a circulação sanguínea.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Artigos relacionados:
Ver mais
Política de Privacidade