médica a sorrir para paciente

Check-up médico: quais os exames que deve fazer com regularidade?

9 mins. leitura

O velho ditado “mais vale prevenir do que remediar” nunca fez tanto sentido como agora, sobretudo no que diz respeito à nossa saúde. Embora muita gente possa pensar que, no contexto atual de pandemia é melhor deixar para mais tarde a realização dos habituais exames médicos de rotina – o chamado check-up médico –, a verdade é que eles são agora ainda mais importantes.

Os exames de rotina permitem identificar potenciais problemas de saúde, antes que estes se transformem em algo mais grave. Esta deteção precoce possibilita um tratamento rápido, evitando complicações, nomeadamente, associadas à Covid-19, garantindo também, uma vida mais longa e saudável.

O check-up médico é um estudo sobre a saúde geral da pessoa, que visa avaliar o risco e rastreio de determinadas doenças, antes que possam apresentar sintomas, bem como minimizar a sua ocorrência e impacto.

Tratando-se de uma avaliação individual e personalizada, os exames a realizar variam de pessoa para pessoa e dependem de fatores como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Raça e etnia;
  • História pessoal de saúde;
  • Histórico familiar;
  • Hábitos de vida (alimentação, atividade física, consumo de tabaco e/ou álcool, entre outros);
  • Condições ambientais.

Para que serve o check-up médico

O check-up médico tradicional deve ser realizado, em média, uma vez por ano e é composto por um conjunto de análises e exames clínicos. Os resultados desta avaliação permitem determinar se a pessoa apresenta fatores de risco significativos para determinados problemas de saúde, tais como:

O check-up médico de rotina deve ser realizado, preferencialmente, por recomendação do médico assistente, pois é quem conhece melhor o paciente.

O tipo de check-up necessário depende da decisão do médico, após a realização de uma conversa inicial com o paciente (designada por anamnese), durante a qual recolhe informações relativas a queixas, observa a sua linguagem não verbal (gestos e expressões inconscientes), obtém o histórico da saúde individual e familiar, e questiona sobre os hábitos de vida.

Mediante as conclusões desta conversa inicial, o médico define os exames laboratoriais e radiológicos que considera necessários.


Principais exames do check-up médico básico

Medição da tensão arterial

Trata-se de um procedimento simples. Visa, essencialmente, verificar se existe risco de hipertensão (tensão alta), pois esta é um dos principais fatores de risco para complicações cardiovasculares. Em Portugal é mesmo o mais importante fator de risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC) e enfartes do miocárdio.

A tensão arterial corresponde à força com que o sangue circula pelo interior das artérias do corpo e a consequente pressão que exerce sobre as paredes destas. Se o sangue estiver sob pressão (tensão alta), o coração é obrigado a um maior esforço, o que pode levar a que a massa muscular e o volume deste aumentem (hipertrofia).


Índice de Massa Corporal

A avaliação do Índice de Massa Corporal permite identificar, de forma rápida, situações de obesidade ou magreza excessiva, relacionando o peso e a altura da pessoa.

A obesidade é um fator de risco para diversas doenças, designadamente:

  • Diabetes;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Doenças respiratórias;
  • Doenças osteoarticulares;
  • Dislipidemia;
  • Perturbações psíquicas.

Já no que se refere à magreza excessiva, pode conduzir ao desenvolvimento de anemia, fraqueza, cansaço, dificuldades de concentração e alterações no humor, entre outros problemas de saúde.


Análise do coração e pulmões

O check-up médico ao coração permite identificar o risco de problemas cardíacos e/ou circulatórios, designadamente, arritmias, insuficiência cardíaca e enfarte. É, habitualmente, recomendado que seja realizado a partir da adolescência. Com o avançar da idade, aumenta também a necessidade de repetir o exame com maior frequência.

A predisposição genética para problemas de coração e os comportamentos de risco (como fumar, por exemplo) podem justificar uma maior atenção à importância do check-up e reduzir o intervalo entre o exame de rotina.

Dependendo de cada caso clínico, o médico pode solicitar um ou mais dos seguintes exames:

  • Eletrocardiograma;
  • Ecocardiograma;
  • Raio X ao tórax;
  • Exames Laboratoriais (análises ao sangue);
  • Testes de esforço.

Alguns destes exames permitem, também, avaliar o funcionamento dos pulmões.

O médico pode, ainda, considerar necessário medir a capacidade pulmonar para reter e movimentar ar, assim como para absorver o oxigénio.

Esta avaliação pode ser feita através da realização de diferentes tipos de testes, designadamente:

  • Testes de Função Pulmonar (TFP);
  • Imagiologia torácica.
avaliar a saúde do coração

Hemograma completo

É o exame mais frequente. Permite avaliar todos os componentes celulares no sangue (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas). Serve para avaliar a saúde de um modo geral, permitindo identificar doenças que causam alterações na composição do sangue. Por exemplo:

  • Anemia;
  • Leucemia;
  • Infeções bacterianas;
  • Infeções virais.

A avaliação das plaquetas possibilita avaliar o risco de trombose e entupimentos nos vasos sanguíneos, bem como a presença de hemorragias.

Medição da glicemia no sangue

É uma análise especialmente recomendada para indivíduos entre os 40 e 70 anos, sobretudo, se tiverem excesso de peso. Valores mais elevados de glicemia no sangue podem indicar diabetes.

Para pacientes que possuem fatores de risco para diabetes, ou aqueles já diagnosticados, é indicada a realização de Hemoglobina Glicada, por ser uma forma eficaz de avaliar os níveis médios da glicose sanguínea nos últimos dois ou três meses.

Pode também ser útil para o diagnóstico do diabetes, apesar da glicemia em jejum ser o exame mais utilizado para esse fim.

Medição da função da tiróide

Medição dos parâmetros TSH, T4 e T3.

Medição do colesterol

A medição do colesterol é, sobretudo, recomendada a mulheres a partir dos 50 anos e aos homens a partir dos 40.

O colesterol pode ser bom (HDL) ou mau (LDL). Nas análises ao sangue é, ainda, avaliado o colesterol total. Valores demasiado altos de LDL são um fator de risco para problemas cardiovasculares.

Medição dos triglicéridos

Os níveis de triglicéridos são medidos através de análises ao sangue e devem ser avaliados uma vez por ano.

Valores excessivamente elevados aumentam consideravelmente o risco de problemas cardiovasculares, estando relacionados com alterações no fígado e no pâncreas.

Medição da função renal

Avaliar a função renal realizando exames nas amostras de sangue (creatinina e ureia) e de urina.

Medição da função hepática

Fornece informação acerca do funcionamento do fígado e vias biliares. Os principais e mais comumente solicitados são os que seguem abaixo:

  • Alanina aminotransferase (ALT);
  • Albumina;
  • Fosfatase alcalina (FAL);
  • Aspartato aminotransferase (AST);
  • Bilirrubina Total e frações;
  • Gama-glutamil transpeptidase (GGT);
  • Desidrogenase láctica (LDH).

Medição de vitaminas

Avaliação do nível de vitaminas importantes para o funcionamento do organismo, nomeadamente, a vitamina B12 e a vitamina D.


Mamografia

A mamografia serve para identificar a presença de cancro da mama e é um exame recomendado para todas as mulheres a partir dos 50 anos de idade, devendo ser realizado, pelo menos, de dois em dois anos.

Quando detetado precocemente, as hipóteses de cura são bastante maiores. Além deste exame, as mulheres a partir dos 20 anos devem fazer regularmente o autoexame da mama.

mulher a fazer mamografia

Citologia

Este exame permite identificar alterações nas células do colo do útero, tendo como principal objetivo a deteção precoce de cancro ou infeções virais.

Habitualmente, é recomendado que seja realizado de três em três anos, para mulheres a partir dos 21 anos, mas também é indicado para as que já iniciaram atividade sexual.

Papanicolau

Este exame visa detetar precocemente eventuais alterações da mucosa do colo do útero, normalmente, provocadas pelo vírus HPV, que representam um importante fator de risco para o desenvolvimento de cancro na mulher. É indicado para mulheres a partir do início da sua atividade sexual.

O Papanicolau é um exame de rastreio e o seu resultado, caso confirme suspeita de lesão pré-maligna, permite ao ginecologista intervir precocemente através da realização de uma biópsia e da administração do tratamento necessário.

É um exame bastante simples, rápido e praticamente indolor, visando a recolha de amostras de células, que são depois enviadas para laboratório. Além do vírus HPV, permite também, pesquisar outras infeções ginecológicas, tais como Gardnerella, Tricomoníase, Candidíase, Gonorreia, Sífilis e Clamídia.


Exame oftalmológico

O exame aos olhos deve ser realizado anualmente, a partir dos 40 anos de idade ou no caso de pessoas com problemas de visão ou diabetes. Além da correção da visão, permite prevenir problemas como o risco de glaucoma ou, em situações limite, cegueira.

mulher no oftalmologista

Colonoscopia

Este exame, que é geralmente feito sob anestesia, visa detetar lesões no intestino e identificar a presença de células cancerígenas. Deve ser feito com regularidade a partir dos 50 anos. No caso de pessoas com um histórico familiar de cancro colorretal, é recomendável a realização da colonoscopia a partir dos 45 anos.


Endoscopia Digestiva Alta

Este exame visa auxiliar no diagnóstico e tratamento de patologias que acometem a parte superior do tubo digestivo (composto pelo esófago, estômago e duodeno).


Exame da próstata

A idade média para o início dos exames de rotina à próstata é de 50 anos (para homens sem fator de risco) ou 45 anos (para homens com fator de risco).

O exame mais comum é o chamado toque retal, que permite ao médico avaliar, entre outros fatores, a dimensão e o volume da próstata. Trata-se de um método bastante eficaz na deteção de um tumor, designadamente, da sua localização, tamanho e volume.

O exame da próstata pode também ser feito através de uma análise ao sangue para medir os níveis PSA (“Antigénio Específico da Próstata”). Quanto maior a densidade de PSA, maior é a suspeita para patologias da próstata, nomeadamente:

  • Cancro da próstata;
  • Prostatite (aguda ou crónica);
  • Infeção urinária ou genital;
  • Ocorrência de um episódio de retenção urinária (urina presa);
  • Aumento benigno da próstata (HBP).

Análises à urina

A realização de análises à urina permite identificar indícios importantes sobre várias doenças, sobretudo as relacionadas com os rins e as vias urinárias. Muitas dessas doenças podem não apresentar sinais ou sintomas.

As análises à urina permitem detetar, por exemplo, problemas e doenças como:

  • Febre;
  • Desidratação;
  • Stress;
  • Inflamação ou infeção do trato urinário;
  • Lúpus;
  • Doenças glomerulares (que afetam a filtração do sangue e a produção de urina);
  • Lesão renal provocada por diabetes;
  • Síndrome nefrótica (perda muito elevada de proteínas pela urina);
  • Proteinúria (quantidade anormal de proteína);
  • Diabetes Mellitus;
  • Problemas hepáticos (fígado).

Exames às fezes

A realização de exames às fezes permite detetar a ocorrência de sangramento no sistema digestivo, através da pesquisa de sangue oculto nas fezes, que pode estar relacionado com uma irritação leve, sem grande significado, ou com a presença de cancro.

Por vezes, o sangue encontra-se oculto nas fezes, pelo que não altera a sua aparência. Daí que a realização desta análise laboratorial seja de grande utilidade para a deteção precoce de úlceras, cancro ou outras alterações.

homem no dentista

Exame dentário

Frequentemente descurado, o exame dentário é fundamental. Isto porque as doenças orais podem ter um importante papel na perda de qualidade de vida e, inclusive, no desenvolvimento de problemas cardíacos, cancro, diabetes e outras doenças.

Incluir o check-up dentário na lista de exames médicos de rotina é, por isso, extremamente importante. A periodicidade ideal varia de acordo com cada pessoa e situação específica.

Vale ressaltar que cada avaliação deve ser individualizada e discutida com o seu médico assistente.

Cuide bem da sua Saúde!

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Artigos relacionados:
Ver mais
Política de Privacidade

As Empresas do Grupo Medicare(1) (de ora em diante apenas designadas por “Medicare”) estão empenhadas em proteger a segurança e privacidade dos dados pessoais dos utilizadores. Neste contexto, a Medicare elaborou a presente Política de Privacidade, com a finalidade de dar a conhecer os termos em que a Medicare recolhe e trata dados pessoais, de acordo com o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados - “RGPD”) e restante legislação de proteção de dados pessoais.
Tenha, por favor, em atenção que poderão aplicar-se outras políticas de privacidade relacionadas com a utilização dos seus dados pessoais que visem interações para além dos tipos listados. Será dirigido/a para essas políticas de privacidade aquando da referida interação. Esta Política de Privacidade é complementada pela Política de Cookies da Medicare, que poderá ser consultada a qualquer momento aqui.

1. QUEM É O RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Dependendo da razão subjacente à sua interação connosco (como é explicado abaixo), a empresa do Grupo Medicare ou o Parceiro da Medicare que procede à recolha e tratamento dos dados pessoais dos utilizadores dos respetivos websites e plataformas é a entidade responsável pelo tratamento dos dados, nos termos do RGPD.
Os dados poderão ser tratados diretamente ou por entidades por si subcontratadas para o efeito. A identificação de cada responsável pelo tratamento é-lhe disponibilizada no momento da recolha de dados pessoais.
No quadro abaixo indicamos todos os produtos comercializados pela Medicare, com indicação da empresa do Grupo Medicare que é responsável pelo tratamento de dados relativamente a cada produto:

NOME DO PRODUTO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
Plano de Saúde
Platinium
MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA.
NIF 513 361 715
Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.
NIF 514 364 190
Plano Automóvel
Medicare Auto
Plano Alimentar
Mais Sabor Plus
A Politica de Privacidade é atualizada com base regular, pelo que caso algum Produto comercializado não constar no Quadro, a Entidade responsável pelo tratamento será uma das que se encontram descritas (MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA. OU GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.), conforme mencionado nas Condições Particulares emitidas.

2. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS DIRETAMENTE OS SEUS DADOS PESSOAIS?

A presente Política de Privacidade explica o modo como os seus dados pessoais são recolhidos diretamente pela Medicare e utilizados por esta, caso:

  • seja Cliente e adira aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços do Grupo Medicare;
  • solicite o envio de informações sobre os Planos de Saúde, Produtos e Serviços do Grupo Medicare, por qualquer via, incluindo no nosso website, contacto telefónico ou outros;
  • efetue registo para receber as nossas newsletters;
  • aceda e utilize os nossos websites, páginas online de entrada no website (landing pages) ou outros Produtos e Serviços Digitais;
  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo numa página online de entrada no website (landing page);
  • apresente uma denúncia através do Canal Interno de Denúncias;
  • nos contacte relativamente a qualquer dos pontos anteriores.

3. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS INDIRETAMENTE (ATRAVÉS DOS NOSSOS PARCEIROS) OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Por sua vez, a presente Política também explica o modo como os seus dados pessoais são recolhidos pelos nossos Parceiros, comunicados à Medicare e utilizados por esta, o que sucede nos seguintes casos:

  • os seus dados pessoais sejam recolhidos por Parceiros da Medicare no âmbito da utilização dos respetivos websites e posteriormente comunicados à Medicare após a obtenção de consentimento válido para efeito; e
  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo no website de um dos nossos Parceiros.

No âmbito da atividade da Medicare, os nossos Parceiros poderão disponibilizar-nos os seus dados pessoais após a obtenção de consentimento válido para efeito. A informação sobre a origem dos dados (entidade que procedeu à recolha dos seus dados) é lhe prestada no primeiro contacto que mantiver com a Medicare.


4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09